Seminário Internacional
Infâncias Sulamericanas

Crianças nas Cidades, Políticas e Participação

Programação

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7 Março

18h30 – 19h45

Abertura

Apresentação
Southern Childhoods
Afua Twun-Danso Imoh
(The University of Sheffield/ CSCY)
Sociologia da Infância na América do Sul: alguns dados
Monique Voltarelli
(FEUSP)

19h50 – 20h50

Conferência
Infâncias latino-americanas e desafios da pesquisa
Irene Rizzini
PUC-RJ; Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio)

8 Março

9h – 11h

Mesa 1 – Participação social e política da infância
Quem quer a participação política das crianças?
Lucia Rabello de Castro
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas – NIPIAC - UFRJ
Infancia, derecho y trabajo: conceptos en disputa
Fernanda Wanderley 
Instituto de Investigaciones socio económicas - Universidad Católica Boliviana (IISEC-UCB)
Universidad de San Andres (CIDES-UMSA) - Bolivia
La palabra de los niños y niñas como discursos sociales: una discusión teórica y metodológica
Ana Vergara del Solar
Universidad Diego Portales, CL

11h15 – 12h15

Sessões temáticas/ Comunicações

14h – 16h

Mesa 2 – Infância e política
Infância e Política
Lisete Arelaro
FE USP
Lxs niñxs y la dictadura. Un debate sobre subjetividad, memoria y política
Valeria Llobet
CONICET / UNSAM
Derechos del niño: del discurso a las políticas públicas
Ernesto Duran Strauch
Observatorio sobre Infancia. Universidad Nacional de Colombia

16h15 – 17h15

Sessões temáticas/ Comunicações

17h30 – 19h30

Mesa 3 – Crianças, territórios e migrações
Crianças, territórios urbanos e vivências escalares
Jader Janer Moreira Lopes
UFJF
Migração simbólica e conflitos de identidade cultural nos processos de migração
Renato Seixas
PROLAM USP
La integración de la infancia migrante en espacios locales: análisis de derechos
Iskra Pavez
Universidad Bernardo O’Higgins, Observatorio Regional de Paz y Seguridad (ORPAS)

19h30 - 20h

Síntese do dia


9 Março

9h – 10h30

Mesa 4 – As crianças e as pesquisas
Infância e territorialidade nas cidades do hemisfério sul: estudo da produção acadêmica estrangeira
Maria Cristina Gouvea
UFMG
Consideraciones teórico-metodológicas para el estudio de los conocimientos sociales de los niños y niñas
Mariana García Palacios
CONICET – Universidad de Buenos Aires

10h45 – 12h30

Mesa 5 – As crianças no desenho da cidade
Mobilidade urbana de crianças no Distrito Federal: entre o plano e a experiência
Fernanda Müller
UnB
A criança e a paisagem periférica – protagonismo no projeto dos espaços livres públicos
Catharina Pinheiro
FAU USP

14h – 15h30

Sessões temáticas/ Comunicações

15h45 – 17h15

Mesa 6 – Infância, Estado e Movimentos Sociais
O que aprendemos com as crianças de movimentos de luta pela terra, em áreas periurbanas
Ana Paula Soares da Silva
LAPSAPE/FFCLRP-USP
Escolarização, trabalho infantil e consumo em três gerações de crianças sertanejas (Paraíba/ Brasil)
Flavia Ferreira Pires
UFPB

17h30-19h

Sessões temáticas/ Comunicações

19h - 20h

Síntese do dia


10 Março

9h – 11h

Minicurso 1
A participação das crianças e o espaço público: O que a universidade tem a ver com isso?
Juliana Prates Santana
(UFBA)
Minicurso 2
Infâncias urbanas em imagens: entre parques e praças, o que ficou nos quintais?
Carmen Soares e Fernanda Roveri
(UNICAMP)
Minicurso 3
As crianças e a etnografia
Emilene Leite de Souza
(UFMA)

11h15 - 11h45

Discussão

13h30-15h30

Minicurso 4
Infância e movimentos sociais
Carolina de Roig Catini
(UNICAMP)
Minicurso 5
Mão na Lata - Processos colaborativos para a construção de imagens e narrativas
Tatiana Altberg
(RJ)
Minicurso 6
Desenhando a cidade: infância e memória
João Galera
(U. Salamanca)

15h45 – 16h15

Discussão

16h20 – 18h45

Conclusões e encaminhamentos

18h45-19h15

Encerramento